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No plano original das Vendas Diretas, as empresas recrutavam uma série de revendedores autônomos e lhes remuneravam através de comissões ...

A Evolução do Marketing Multinível

No plano original das Vendas Diretas, as empresas recrutavam uma série de revendedores autônomos e lhes remuneravam através de comissões sobre as suas vendas individuais. Conhecido como single-level (mono-nível), ou ainda porta-a-porta este modelo limitava a atuação de muitos revendedores a um trabalho inseguro e dependente demasiadamente da habilidade individual de vendas. Percebendo estas limitações, um americano chamado Carl Rhenborg decidiu criar um sistema de bonificação diferente, onde o revendedor passaria a ganhar um rendimento adicional sobre todas as vendas efetuadas pelos revendedores que trouxesse para a companhia. Isto aconteceu no final da década de quarenta , dando origem a um segundo modelo de remuneração em Vendas Diretas muito mais poderoso: o multi-level (multi-nível).

O MultiLevel Marketing (MLM) ou Marketing Multinível (MMN) passou por várias evoluções desde então, com aperfeiçoamentos nos sistemas e empresas profissionais trazendo novos conceitos ao mercado. O Marketing Multinível ou Marketing de Rede (Network Marketing) cresceu principalmente a partir do início dos anos 90 porque apresenta soluções simples para as empresas que procuram oferecer inovação, qualidade e preços nos produtos, excelência nos serviços operacionais e atendimento personalizado aos clientes, ao mesmo que oferece às pessoas uma oportunidade de melhorar o estilo de vida delas com soluções que estão perfeitamente enquadradas dentro deste novo paradigma de mundo globalizado e empresas individuais. Hoje, com um pequeno arquivo pessoal, uma linha telefônica e um PC ligado à Internet, é possível construir e gerenciar um negócio de  milhões de reais, trabalhando de sua casa.

Este novo paradigma das vendas diretas tem influenciado até as companhias mais conservadoras, que estão adaptando seus sistemas para oferecer melhores benefícios aos revendedores com visão empresarial e postura empreendedora. Para se ter uma idéia da revolução causada neste mercado, em 1990, apenas 20% das empresas norte-americanas de venda direta adotavam sistemas de compensação no modelo multinível. Em 2002, a proporção se inverteu. Segundo Neil Offen, Presidente da Direct Selling Association (DSA), mais de 80% das empresas passaram a apostar no Marketing Multinível, sendo responsáveis por 76,1% dos US$ 28,69 bilhões movimentados pela indústria de venda direta nos Estados Unidos.

A partir deste sistema, os revendedores passaram a ser chamados de distribuidores ou empreendedores e passaram a vislumbrar uma renda muitas vezes maior do que seria possível obter no porta-a-porta tradicional, e muitos destes distribuidores começaram a ter proventos mais altos que muitos Médicos, Advogados, Engenheiros e Executivos  e muitos também conseguiram fortunas adquirindo a tão sonhada independência financeira.

A evolução do Marketing de Rede, num contexto geral, é a junção do marketing de relacionamento, que visa à qualidade da comunicação com o cliente, e o marketing direto, que é o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o contato imediato do distribuidor (vendedor) com o cliente, de forma a manter um relacionamento próspero e constante entre ambos. Além desta troca, os distribuidores também são responsáveis pela promoção, apresentação do negócio, demonstração dos produtos e treinamentos.

No que tange a forma de divulgação do produto o Marketing multinível é a velha e boa propaganda boca a boca. Só que remunerada. Quando se usa um produto e gosta dele, é natural querer contar para os amigos. Se os amigos também passam a consumi-lo, porque o produto foi indicado por alguém em quem eles confiam nada mais justo que a empresa pagar-lhe um bônus. Se a indústria da propaganda boca-a-boca pode redirecionar parte dos lucros para bonificar as pessoas que indicam seus produtos por que não incentivá-las a indicar cada vez mais pessoas pagando bônus em múltiplos níveis? As empresas profissionais de Marketing Multinível criaram sistemas de negócios globais e investiram pesadamente em tecnologia para facilitar o trabalho. Você tem toda a estrutura para fazer negócios à disposição, recebe todo o treinamento necessário para montar seu próprio negócio, baseado em uma fórmula de sucesso mundial, com possibilidade de construir uma fonte de renda crescente que poderá ser inicialmente uma renda complementar e mais tarde superar em algumas vezes seus rendimentos atuais.

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