LightBlog

A confiança é, primeiro que tudo, um reflexo de uma auto-imagem positiva. Para se ter confiança em si próprio é necessário gostar de si....

As maravilhas da confiança

A confiança é, primeiro que tudo, um reflexo de uma auto-imagem positiva. Para se ter confiança em si próprio é necessário gostar de si. Para inspirar confiança aos outros, é necessário aprender a ter confiança em si.

         Para convencer aos outros, primeiro tens de se convencer a si. Por que razão as pessoas carismáticas não têm quaisquer problemas em encontrar gente que as siga? Porque elas estão convencidas de estar a fazer a coisa certa.

         Aprendendo a apreciar-se, adotando a atitude de que o êxito é um direito seu, pois você é tão inteligente, competente e cuidadoso como qualquer outro, o potencial do sou êxito aumentará astronomicamente.

         No entanto, a autoconfiança é extremamente volátil. Aparece e desaparece sem percebermos exatamente, à primeira vista.

         Note que eu disse "à primeira vista"! Porquê?  

         Porque alguns momentos de introspecção são normalmente suficientes para descobrir o mistério que está por detrás do desaparecimento repentino da sua autoconfiança.

A confiança gera o êxito

         Quando andava na escola, provavelmente partilhava algumas das suas apreensões sobre os exames com os seus pais e o mais provável é que tenham dito algo parecido com: “Se acha que não consegue, então não vai mesmo conseguir!”

         Este princípio simples deveria manter-se conosco durante a nossa vida inteira, como se fosse um anjo da guarda. Porque a confiança gera o êxito que, por sua vez, gera mais êxito. Ao perder a confiança, experimentará fracasso após fracasso.

         Para adquirir autoconfiança, o gênero que irradia de personalidades magnéticas e que é o ingrediente elementar do carisma, tem de ter perseverança. Porém, não é tão difícil como parece.
         Por exemplo, lembra-se da primeira vez que andou de bicicleta, ou a primeira vez que andou de patins ou esquis? É natural que tremesse de medo, tal como a maioria das pessoas. No entanto, agora, andar de bicicleta, patinar ou esquiar, parece-lhe a coisa mais natural do mundo.

         Lembra-se de quando aprendia a dirigir? Após ter finalmente dominado o mistério de avançar lentamente em primeira marcha, com os dentes rangendo e o suor a cair-lhe da testa, aprendeu a manobrar no meio do transito, a estacionar, a arrancar numa subida e aí por diante. No entanto, hoje conduz quase mecanicamente sem problemas! Tem plena confiança na sua capacidade como motorista e o êxito vem-lhe automaticamente.

Como adquirir a confiança que lhe falta

         Vai seguir um método progressivo que consiste em duas partes, cada uma destas subdividida em inúmeros passos.

         Primeiro, irá aprender a reconhecer o seu próprio valor e a manter a consciência disso. Em seguida, aprenderá a auto-afirmar-se, isto é, a aplicação prática da sua nova autoconfiança, no dia-a-dia.

         Reconheça o seu valor pessoal;

 1.° Passo: Faça um registro dos seus êxitos;

         Numere metodicamente os seus pontos fortes, tal como as ocasiões em que os utilizou positivamente. Seguem-se algumas perguntas que poderão o ajudar no caso de ficar bloqueado:

• Em que áreas possui capacidades especiais? Estas poderão ser capacidades profissionais, de passatempos, desportivas, etc.

• Que coisas tangíveis conseguiu realizar (êxito acadêmico ou profissional, criar filhos, um bom casamento, êxito na vida pessoal, no desporto, etc.)?

• Em que ocasiões teve o prazer de experimentar o êxito? Procure pela sua memória, indo o mais para trás possível, até à sua infância.

• O que é que as pessoas que conhece apreciam em ti? E por aí a fora. Não se subestime.

         Leia e releia a sua lista de êxitos. Guarde-a consigo e acrescente-lhe alguns de vez em quando. Saboreie-a e impregne na sua mente a imagem positiva que ela representa, pois essa imagem positiva é você !

2.° Passo: Seja otimista;

         Todos nós fracassamos uma vez ou outra. Até as pessoas mais carismáticas fracassam de vez em quando. Mas, ao contrário destas, a nossa reação ao fracasso pode ser catastrófica.

         Muitos ficam a pensar sobre os obstáculos e as desilusões e acabam por se deixar dominar por eles durante a vida inteira. Será você uma destas pessoas?

         Se é, tem que mudar. As pessoas confiantes contam os seus êxitos e não os Fracassos. Esquecem-se do passado e concentram-se no presente e, claro, no futuro. Cada palavra e ação são iluminadas pela luz do otimismo.

         Eis um pequeno teste que o ajudará a determinar se tem tendência para o otimismo ou para o pessimismo. Se for honesto na resposta às perguntas, será possível pôr o dedo na manifestação mais importante da sua falta de autoconfiança.


0 comentários:

Comente, deixe sua opinião, ela é muito valiosa!

.

O que você gostaria de receber do blog?